domingo, 27 de setembro de 2015

Por Bárbara Martins


"Responsabilizar-nos por nossos próprios desejos, tanto os mais perversos quanto os mais gentis, é dar o primeiro passo no sentido de agir como uma pessoa inteira, como alguém que pode tolerar e aceitar uma diversidade de motivações tanto em si quanto nos outros". (YOUNG-EISENDRATH, 2001, p.88)




Esse pensamento de Polly Young-Eisendrath (2001), uma psicóloga americana conhecida por seus estudos sobre a psicologia analítica de Jung, nos motiva a tratar os nossos desejos, por mais estranhos que possam parecer, como algo normal e intrínseco de cada um. Uma prática que tem conquistado cada vez mais espaço na lista de desejos das mulheres é o pompoarismo. O ato de pompoar, segundo o dicionário Michaellis, é uma "contração voluntária dos músculos circunvaginais, a fim de induzir sensações eróticas no pênis, durante o ato sexual. Tal prática prolonga e intensifica o prazer sexual".

Imagem retirada do site 



O pompoarismo é conhecido, sim, por trazer benefícios nas relações sexuais, mas ele não é considerado compensatório apenas nesse aspecto. A prática pode ser desconhecido para alguns, e até mesmo carregada de sentido pejorativo para outros, mas a execução desses exercícios milenares não só melhora a vida sexual dos adeptos, mas, também, previne a incontinência urinária, diminui as cólicas menstruais e a intensidade do período menstrual, bem como ajuda nas disfunções sexuais de mulheres e homens.





A mineira Antar Surya, com sua experiência trabalhando na área da terapia holística, explica que o pompoarismo é uma arte antiga que foi criada com o objetivo de facilitar o parto da mulher pela prática de exercícios para o assoalho pélvico. Segundo ela, os benefícios conquistados com o método milenar taoísta de tonificação dos músculos do períneo são:

  • Auto-conhecimento;
  • Consciência Corporal;
  • Redução da Anorgasmia;
  • Aumento da Libido;
  • Tratamento da dispaurenia (dor na relação), vaginismo e anorgasmia. (SURYA, Antar. Consciência Tântrica, 2014)





Porém, o que muito percebo sobre o assunto, é que há pessoas que condenam quem pratica o pompoarismo tântrico por dizer que isso é algo muito pornográfico, e logo lhes vêm à cabeça a imagem das atrizes de filme adulto colocando coisas dentro do canal vaginal e jogando, apenas com a força pélvica, o objeto a metros de distância.   Além disso, há aqueles que defendem que o ato de pompoar é exercer um papel de submissão ao homem pelo fato da mulher estar praticando essa atividade em prol do aumento do prazer masculino . Engana-se quem pensa assim... As mulheres não estão procurando essa alternativa apenas para agradar o público masculino. Elas estão buscando cada vez mais praticar o pompoarismo pelos benefícios pra saúde supracitados e, também, pela intensificação do seu prazer na relação sexual, pois não é somente o homem que nota diferença. Assim, ambos os sexos se favorecem nesse exercício, pois as pompoaristas podem conseguir alcançar orgasmos intensos e proporcionar ao parceiro sensações até então desconhecidas por meio da massagem que a vagina faz no pênis.


E sem contar que o pompoarismo não atinge só a ala feminina! Existe também o pompoar para os homens! Os homens que praticam o pompoarismo têm a sua saúde beneficiada e o seu prazer potencializado devido ao fato de que o exercício de pompoar masculino tem o objetivo de, também, fortalecer a região pélvica, fazendo com que aumente a circulação sanguínea da região, permitindo ao homem manter a ereção e controlar a ejaculação, além de conferir uma maior sensibilidade ao órgão sexual, possibilitando a conquista de orgasmos múltiplos.





Como essa prática passou a ser muito adotada pelo público moderno, o mercado de produtos eróticos, por exemplo, está cheio de instrumentos que ajudam no exercício de tonificação dos músculos do períneo. É possível encontrar facilmente vários tipos e design de bolinhas tailandesas (elas carregam esse nome pelo sucesso que prostitutas tailandesas fizeram com a prática no início do século passado) e cones vaginais com pesos diferentes para as mulheres. Normalmente se inicia com a bolinha menos pesada e vai mudando para uma carga maior conforme for aumentando, também, a força muscular do assoalho pélvico. (RODE, Renata. UOL, 2010)


Cones vaginais com pesos variados



A seguir, alguns depoimentos de mulheres que se empoderaram a partir do método pompoarista:

Foto feita a partir do site http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2010/10/20/pompoarismo-pode-melhorar-a-vida-sexual-e-a-saude.htm



Foto feita a partir do site http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2013/05/09/noticia_saudeplena,143314/conhecido-por-favorecer-o-prazer-sexual-pompoarismo-traz-outros-benef.shtml


E, por fim, compartilho um vídeo que explica todos os maiores detalhes para quem desejar iniciar a prática pompoarista:





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

YOUNG-EISENDRATH, Polly; DAWSON, Terence (Eds.). Manual de Cambridge Para Estudos Junguianos. Cambridge University Press, 2001.

FONTES:

RODE, Renata. Pompoarismo pode melhorar a vida sexual e a saúde. Outubro de 2010. Disponível em: http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2010/10/20/pompoarismo-pode-melhorar-a-vida-sexual-e-a-saude.htm

MILIOZI, Giseli. Pompoarismo masculino. Disponível em; http://www.vilamulher.com.br/sexo/pompoarismo-masculino-9285.html

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Popular Post

Seguidores